sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Yale x Harvard

Quando eu visitei Princeton há dois anos, vi uma camiseta na loja da universidade escrito "Beat Harvard" (algo como "Vençam Harvard"). Fiquei curiosa e perguntei para um professor se a rivalidade entre as duas universidade era muito grande. Ele riu e disse que Princeton considera Harvard sua maior adversária, mas que, na verdade, Princeton é como um irmão mais novo, pra quem ninguém dá muita bola. Segundo esse professor, Princeton fica super feliz quando consegue ganhar um jogo, o que acontece de vez em nunca, mas ninguém liga. Para Harvard só quem importa é Yale. E, para Yale, só quem importa é Harvard.

Na época, eu não tinha condições de julgar se era exagero ou não. A resposta chegou na primeira vez em que visitei uma das lojas daqui e vi uma camiseta com os mesmo escritos desse botton:

Não vou traduzir, mas é um xingamento sem as vogais. Embaixo está escrito: "você quer comprar uma vogal?". 
Achei muito engraçado e claro que fiquei morrendo de vontade de comprar. Mas, né, não sei se pegaria muito bem. Vai que um dia o povo de Harvard está louco pra me contratar, mas acha uma foto minha no google usando algo do tipo. Não seria muito prudente... (mas que eu queria, queria)

Não bastasse essa camiseta, que é vendida por uma loja menos badalada, a Barnes and Noble, livraria que abriga a loja oficial da universidade, também faz piada com a rivalidade, mas com Yale rindo de si mesma, o que achei particularmente cômico. Nas paredes da livraria há vários quadros com charges sobre a rivalidade Harvard x Yale publicadas na revista New Yorker. A que eu mais gosto é essa aqui:

Olha, eu sei que Alan M. Dershowitz, de Harvard, já se pronunciou sobre esse assunto. Eu apenas gostaria de esperar até ouvir que alguém em Yale também falou sobre isso.
Em agosto, logo que cheguei, um amigo meu que estuda em Harvard disse que nos veríamos em novembro. Não entendi e ele explicou: "o jogo entre Harvard e Yale...eu e todos os meus amigos vamos para New Haven". E cá estamos nós em novembro, a pouco mais de uma semana do jogo, e já começaram a pipocar as histórias sobre a grande rivalidade.

De todas as que eu ouvi, a mais cômica de todas foi uma trollada sensacional que 20 alunos de Yale deram em 1800 alunos de Harvard. Foi em 2004, em um jogo de futebol americano. Os 20 Yalies vestiram camisetas de Harvard, pintaram os rostos de vermelho, se infiltraram na torcida adversária e distribuíram placas para que os torcedores formassem um mosaico. Crente de que formaria a frase "Go, Harvard", a torcida levantou alegre suas placas e o que apareceu foi:

Sendo educada, está escrito mais ou menos "nós somos uma merda" :)

A história foi notícia até na Sports Illustrated, uma das revistas de esportes mais famosas dos Estados Unidos, e ganhou site para contar o feito: http://www.harvardsucks.org/ Pra quem quiser assistir, nesse site tem um vídeo muito engraçado mostrando o making of da piada toda.

Essa é só uma entre muitas estórias, mas dizem por aí que Harvard x Yale, Yale x Harvard, é conhecido como o maior clássico entre as universidades norte-americanas. Resumindo, é Grenal (até nas cores).

Cartazes de jogos de futebol americano entre as duas universidades
No dia 23, será jogado o 130º jogo de futebol americano entre os Bulldogs (Yale) e os Crimson (Harvard). A promessa é de que a cidade vai parar.

E, em janeiro do próximo ano, a rivalidade vai extrapolar as fronteiras de New Haven e Boston e cair de paraquedas em plena Nova York, quando os times de hóquei no gelo das duas universidades vão se enfrentar em pleno Madison Square Garden. Sim, aquele lugar em que já tocaram as maiores lendas da música mundial: John, Paul, George, Ringo, Led, Elvis... E ela...


... Ivete Sangalo! rsrs


O slogan megalomaníaco do jogo, porque eu ainda to pra ver um povo mais megalomaníaco do que essa aqui, é: "A maior rivalidade das universidades da América na Arena mais famosa do mundo".


Enfim, deu pra entender, né?

Harvard sucks! Go Bulldogs! ;)

3 comentários:

  1. Gente, não sabia que isso existia aqui tb! Claro que nos EUA deve ser muito mais profissa do que o que a gente tem em SP, hahahahaha. Go Bulldogs!! \o/

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a história do "We suck"! :D Como boa gremista que eu sou, continuo torcendo pro time de azul: Go Bulldogs!

    ResponderExcluir
  3. Bota Renato e Dunga de técnicos das equipes de suas respectivas cores, acabariam com a festa . Aqui já nem se fala em Sacy e Mosqueteiro,,,

    ResponderExcluir