quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Primeiro dia de aula

Eu estou aqui em Yale como pesquisadora visitante. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas isso quer dizer que estou meio que em um limbo acadêmico: nem estudante nem professora. Posso fazer pesquisa, mas não posso assistir aulas, por exemplo. Pelo menos não oficialmente.

Mas pô!, to em Yale, né?! É uma das melhores universidades do mundo, vários cabeções da minha área dão aula aqui... Então seria um desperdício não aproveitar. Conversa daqui, conversa dali, descobri que é comum os professores autorizarem pesquisadores visitantes a assistir suas aulas. 

Feliz da vida, fui dar uma olhada nas disciplinas oferecidas para a pós-graduação nesse semestre e, pah!, achei A disciplina: tudo a ver com o meu trabalho e ministrada por um daqueles caras fodásticos. Nem pensei duas vezes. Mandei e-mail explicando a situação e perguntando se poderia assistir as aulas dele e... Bem... Esperei, esperei, esperei e... Nada de resposta. Mas tudo bem, se ele é fodástico, também é ocupado, né? Então resolvi que faria todas as leituras do primeiro dia e apareceria na primeira aula para pedir a tal autorização. 

Como não estou matriculada na disciplina, tenho acesso ao roteiro preliminar, com as datas e textos das aulas, mas não ao site onde todo o material é disponibilizado. No problema. Fui atrás dos artigos na internet, li tudo direitinho e me aprontei para a batalha. Aqui o sistema é um pouco diferente do Brasil, o que me deixou um pouco tensa: os professores valorizam muito a participação dos alunos, então ficar quieto não é recomendável, e para isso é preciso ter feito todas as leituras. Tranquilo, né? Pois é, só que tem dias em que a pessoa tem que ler 8 ou 9 artigos (o.O), e não 1 ou 2... Mas tudo bem. Li tudo, me aprontei e só não fui dormir mais cedo porque tinha jogo do Grêmio (e, né, a pessoa tem que ter prioridades na vida). 

No dia da aula, acordei às 6:30, tomei banho, tomei café (sim, aquele...), passei minha roupa pra ficar apresentável (viu, mãe?), cheguei 40 minutos antes no prédio e parei na secretaria para me assegurar de que estava no lugar certo. Tudo certinho, fui para a sala esperar. Claro que não tinha ninguém ainda, então achei que seria bonitinho colocar uma foto no facebook pra receber a força dos amigos, já que eu estava um pouco ansiosa: 



O efeito foi o melhor possível. Insantaneamente, recebi várias curtidas e comentários, o que me deixou bem mais relaxada. Em um dos comentários meu amigo Cris comentou que eu tinha chegado cedo, e eu repliquei com um bem humorado: "Cheguei quase 40' antes... Agora faltam 15' e ainda não tem ninguém. Será que errei o dia? Será que errei a sala? Hahahaha". 

Pois...

Mais uns 5 minutos depois, ainda sozinha, comecei a ficar encucada: "G-Zus, eu tava brincando, mas será que errei alguma coisa mesmo?". Abri o computador, chequei as informações e... Tudo certo! Ufa! 

Mas continuava estranho...

Então fui até a secretaria, perguntei de novo pela sala e (novamente) obtive a confirmação de que estava no lugar certo. 

Resignada, voltei ao segundo andar e, quando cheguei, tinha uma pessoa com cara de professor lá dentro. Aleluia! 

Sorri, feliz da vida, e disse: "Oi! Você é o professor FamosoFulano?". Ele sorriu, super simpático, e disse "Não, eu sou o professor FamosérrimoBeltrano". 

...

...

...

Óbvio que eu esqueci como falar inglês nesse momento, então só saiu um "Oh...ok...". 

Ele sorriu de novo, eu virei as costas e, quando cheguei na porta, consegui perguntar algo como: 
"E você saber se o professor FamosoFulano dar aulas em sala outra neste dia?"
Ao que ele respondeu: 
"Ah, sim, é que nós trocamos de dia, então ele ficou com a quarta-feira [vulgo ontem] e eu com a quinta". 
Aí saiu outro "oh...", esse mais decepcionado, mas consegui articular:
"E esta aula sua ser do quê?". 
"Estatística". 

E essa, claro, foi a deixa pra eu ir embora.

Resultado: 

1) Não, eu não assisti a minha primeira aula, então podem parar de me dar parabéns na foto do facebook (que já tá com umas 60 "curtidas" no momento...). #FAIL

2) Perguntei pro FamosérrimoBeltrano se ele era o FamosoFulano. Parabéns pra mim.

3) Eu sempre quis conhecer o FamosérrimoBeltrano. Ele é Famosérrimo, entendem? Fa-mo-sér-ri-mo. Bom, agora a gente se conhece... E ele acha que eu falo inglês que nem o Tarzan. Yay! 

4) Sim, já mandei e-mail de novo para o FamosoFulano. Ele respondendo ou não, na quarta estarei lá. E talvez na segunda e na terça também, só pra garantir... 

5) Eu poderia estar triste, mas a verdade é que não consigo parar de rir. 

25 comentários:

  1. Muito bom, Airi!!! :)
    Essas coisas parecem acontecer pra nos mostrar que a vida, em geral, é mais engraçada do que tensa... ;)
    Boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  2. muito boa sua saga mana... acontece com os melhores... !!!!

    ResponderExcluir
  3. Huahuahuahuahuahuahua! Boa, Morena! Acho que foi um ótimo primeiro dia de aula. Valeu o esforço e a dedicação. Pena que perdeste a oportunidade de expor todo o teu conhecimento do artigo de 30 páginas! ;)

    ResponderExcluir
  4. BAh Biba, desculpa mas eu me diverti! Não adianta né, a vida tem disso mesmo. Por isso tem uma prima minha que diz que é melhor a gente criar codornas do que expectativas. No final, ao menos teremos ovos!! : )
    Mas eu discordo um pouco, afinal, boas risadas sempre dá pra render!
    Na torcida para semana que vem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também discordo, Ninoca! Expectativas também nos levam pra frente ;) Diz pra elas que ovos a gente compra na mercearia... Hahahaha

      Excluir
  5. Quando eu conseguir parar de rir eu faço um comentário decente!

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkk Tô na mesma da Roberta! Quando eu conseguir parar de rir eu faço um comentário decente [2]

    P.S. Really?! E vc perdeu de ver a aula de estatística do FamosérrimoBeltrano?!! Tsc tsc... Shame on you!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei, eu sei... Só me dei conta quando já tinha ido embora. Eu tava numa situação complicada, lembra?! Não tava raciocinando direito. Mas, em minha defesa, descobri que já era a segunda aula dele, então é bem possível que eu ficasse ainda mais perdida do que o normal :P

      Excluir
  7. 1) Da próxima vez olhar foto atualizada dos famosos e famosérrimos antes de por os pés no Campus.
    2) Nunca mais perder a chance de assistir aula de estatística de um famosérrimo! (Nem que seja pra dizer pra Lu que as aulas dela são melhores)
    3) Descobrir onde é a sala de trabalho do famoso e acampar na porta dele.

    ResponderExcluir
  8. Huahuahuahua! Consegui imaginar toda a cena, do começo ao fim. E ri muito! Continua contando tudo pra gente. Bjos!!!! Juli

    ResponderExcluir
  9. Demais ler teus textos!!! Tu escreve tão bem que eu vou lendo e te vendo em todas as situações. Demais, demais, demais! Tô aqui no CEP rindo alto. Bjão!

    ResponderExcluir
  10. Ai, mas vou te contar esses famosos que não respondem email... Mas parabéns, por ler todos os textos! O que não fazem os novos ares!! hehehe Boa aula semana que vem!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, Panana, não me avacalha em público... Hahahahaha

      Excluir
  11. Só tenho um comentário a fazer: COMO ASSIM NÃO FICOU NA AULA DE ESTATÍSTICA???????

    ResponderExcluir
  12. Muito boa! Mas estatística em inglês nem com Einstein ministrando!

    ResponderExcluir
  13. Curioso! Sempre te alertei que o melhor é chegar cedo, tu até o tentaste mas
    estavas com um atraso de 24 horas. Capricha, não esmorece que vai dar certo. Beijos

    ResponderExcluir