sábado, 19 de setembro de 2009

Rei Mandume

No feriado de quinta-feira acabamos não indo para a Namíbia porque Cléa e eu estamos sem passaporte. Como nosso visto de trabalho ainda não foi liberado, estamos viajando com um protocolo expedido pelo Ministério. Para transitar dentro do país não tem problema, mas não podemos atravessar a fronteira :(

Resolvemos, então, explorar o Cunene mesmo e fomos visitar o Memorial do Rei Mandume Ya-NDemufayo, no município de Namacunde. Mandume era rei do povo Kwanyama. Ele assumiu o trono com 23 anos e governou de 1911 a 1917, quando morreu em batalha contra os portugueses. O Rei Mandume é famoso e exaltado nacionalmente por ter lutado contra a invasão e a opressão dos colonizadores.

Em sua lápide está escrito: "Se os ingleses me procuram, eu estou aqui. E eles podem vir e montar-me um ardil, não farei o primeiro disparo. Mas eu não sou um cabrito nas mulolas, sou um homem...e lutarei até gastar a minha última bala".

O Memorial em si não tem nada demais, mas é legal conhecer um pouco da história do país. Gostei! :)

4 comentários:

  1. Gostei do epitáfio. Uma bela fonte de inspiração. Beijos minha filha.

    ResponderExcluir
  2. Um povo é a sua memória! Um REI de 23 anos, morto aos 29 pelo ideal de libertação, merece o memorial e a deferência,uma quase criança que não se faz menor, que aos olhos de seu povo ostenta o vigor dos imbatíveis imbondeiros. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Poi é.Mas para ficar melhor inteirado/a do sucedido na wikipedia tem muito sobre isso e de outras coisa mais sobre Mandume.Eu felizmente conheço muito bem u lugar do iole aonde está a sepultura do Rei Mandume.Sempre esteve muito limpa,e os cuanhamas respeitavam esse lugar.Passei vezes sem conta nesse lugar.Só um repara.Mandume nunca esteve na Chana de Mufilo,nem os Portugueses aí foram derrotados.Ficamos por aqui.Com todo o respeito.
    Mas vivi dezenas de anos nesses lugares e sempre tive interese nesses fractos históricoa.

    ResponderExcluir