quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

The best temaki ever!

Quando cheguei em Angola, ainda no aeroporto, recebi três orientações básicas:

1) Tome apenas água mineral
2) Cuidado com os mosquitos
3) Muito cuidado com o que você come

Não foi assim uma recepção muuuito amistosa, mas tudo bem :)
De cara deu pra perceber que os brazucas daqui levam essas três recomendações muito a sério. As meninas lá de casa chegaram a me dizer que eu só deveria escovar os dentes com água mineral. Fiz isso durante alguns dias, mas depois me pareceu demais e resolvi me rebelar: escovo os dentes com água da torneira (quando tem) ou do balde (que é a que vem da torneira).
Uso água mineral pra três coisas, basicamente: beber, cozinhar e lavar minhas "partes íntimas" (essa última por recomendação da ginecologista, cansada das minhas infecções urinárias...e funcionou!).

Os mosquitos são um caso à parte! Na empresa quase todo mundo já pegou malária. Quem ainda não pegou, sabe que um dia vai pegar. Dizem que, no início, o RH mandava uma cesta com guloseimas para fazer um agradinho aos funcionários com malária, mas que o povo teve que desistir quando isso começou a dar prejuízo.
Eu nunca vi tanto mosquito na vida... A porta do meu quarto fica sempre fechada e não há noite em que eu não tenha que matar no mínimo uns 10 antes de dormir. E não é exagero. A parte boa é que comprei uma raquete elétrica assassina de mosquitos muitíssimo eficiente! Ela tem o formato de uma raquete mesmo, só que onde estariam as cordas tem uma trama metálica, que eletrocuta os pobres insetos quando a gente aperta um botão que fica no cabo. Qualquer dia desses tiro uma foto para colocar aqui! Ela também é muito útil contra moscas, mas aí é preciso ter um pouco mais de sadismo. Ao ser atingida pela raquete, a mosca apenas desmaia (que meigo!), não morre. Para matá-la é necessário manter a raquete encostada nela, com o botão apertado, até que a dita cuja vire torresmo. Um dia desses consegui a proeza de fazer uma pegar fogo. Foi bem diver! :D

E a comida... Ah! A comida.
Vocês lembram daquela foto que eu postei, logo nos primeiros dias, de umas mulheres vendendo peixe na estrada? Pra quem não lembra, os peixes estavam expostos a céu aberto, na beira de uma estrada de terra poeirenta, em cima de latas enferrujadas e com várias moscas em cima. Pois bem. É assim que peixes e carnes em geral são vendidos aqui. Até no supermercado a coisa é meio disgusting. Um dia desses vi um pedaço de filé mignon lindo no super e fiquei tri empolgada. Por via das dúvidas, pedi pro açougueiro me mostrar o lado da carne que estava virado pra baixo. Não sei descrever muito bem, mas acho que basta vocês saberem que a carne estava verde :/
Com relação às frutas e verduras, a situação não é muito melhor. Além de esse tipo de alimento ser caaaaro, tudo tem que ficar de molho em água sanitária antes de ser consumido. Alface e outras folhas do estilo não são muito recomendadas.

Dá pra entender porque a comida tem sido o meu grande desafio por aqui, né?! Não sobra uma variedade muito grande de opções...
As comidas das quais sinto mais falta são churrasco e sushi. Churrasco ainda consegui comer um maravilhoso nesses quase quatro meses de Angola. Foi unzinho só, mas deu pra aliviar o desejo. Agora sushi... Já sonhei várias e várias vezes com sushi!

No shopping tem um restaurante japonês, mas sempre fiquei com um pé atrás em comer lá por causa da questão higiênica. Não é muito bom brincar com peixe cru, né?! E não tinha recebido indicações muito positivas com relação a esse restaurante. Ontem, no entanto, não resisti!

Pensei: "Airi, Airi, tu já comeste o churrasquinho da parada de ônibus da rodoviária de Porto Alegre, deixa de ser cagona!". Olhei para o restaurante, ele olhou pra mim, estufei o peito e bravamente me encaminhei até o balcão: "tem salmão?" "tem" "um temaki de salmão então, por favor". E fui sentar orgulhosa enquanto esperava. Quando o temaki chegou, meus olhos se iluminaram. Olhei para aquele lindo rolinho e vi... arroz! Montes e montes de arroz, com uma lasquinha de salmão aparecendo. Analisei bem a peça à minha frente e pensei: "tu sabias que não seria perfeito, então não reclama". Besuntei o temaki com shoyu, respirei fundo e dei a primeira mordida. Foi simplesmente... MARAVILHOSO! O temaki era mal montado, tinha só dois pedacinhos de salmão e o cream cheese era polenguinho, mas vou dizer pra vocês que foi o melhor temaki que já comi na vida! Sério! Eu ria sozinha enquanto sentia o salmão (que eu tentei fazer render ao máximo dando pequenas mordiscadas) se desfazendo suavemente na minha boca. O temaki custou absurdos 10 dólares e, quando acabei, não tive dúvida: "mais um, por favor". Depois de 20 dólares e de algum autocontrole para não transformá-los em 30, fui embora para casa feliz e satisfeita! Que maravilha! :)

Obs.: a foto acima é meramente ilustrativa e não se refere ao temaki que comi ontem. Ela está aí apenas para esclarecer, para os que desconhecem, o que é um temaki. Para que vocês consigam visualizar o de ontem, imaginem arroz onde aparece salmão e vice-versa! :D

10 comentários:

  1. Mas que beleza, tua coragem foi recompensada!! E tudo bem com o estômago depois? hehehe
    Tu já tá quase voltandoooo!! Iupiiii!!!! :D Vamos no Outback, daí!!! :D
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Huahuahuahuahuahua!!!
    "raquete elétrica assassina de insetos" é muito boa!! Quero uma fotinho! ;)
    E pára de comer peixe cru aí, não é uma boa idéia... Te segura para aproveitar aqui no Brasil!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. 1º Já tenho a tal raquete, mas para teu conhecimento, segundo minha sogra, essa história de fritar os bichinhos complica o nosso carma, mas que é legal ver as moscas pegando fogo haaa isso é...
    2º Churrasco bom é o MEU churrasco, não te esquece disso, pode ser lingucinha com pão que tu te baba toda comendo. Se for costela em tiras ou mesmo entrecot, ai nem se fala. Farei um, para teu conhecimento, dia 25/12 (huahuahuahuahuauhauh)
    3º (e mais importante de todos), pobre da "porcelana" do teu apartametno depois desse teu sushi de origens suspeitas hein Bib´s, já que tuestas te refinando e não flanado sobre esse tema, sempre recorrente em teus posts, imagino quanto água não deve ter sido necessária par amandar o(s) dito(s) cujos(s) embora, mas deve ter valido as 20 doletas assim mesmo. Bj de quem te ama (huahauhauauahuahuahua, sério??? huahuahuahuauhahuauh)

    ResponderExcluir
  4. Falando em disgusting..., tem gente mesmo que se puxa, hein?

    ResponderExcluir
  5. huuuuuuuuuuuuuuuuuah não dá bola como todo mundo dá risada de um jeito, só me deu vontade de inventar uma, assim espichada, mais pra uivo, mas bem mais fácil. Quando garoto lembro ter apanhado numa "rede de arrasto" improvisada, saco de farinha e cabo de vassoura, una três ou quatro camarões, me imaginei Robson Crusoé e comi um cru, na hora, não gostei.Moscas, eu era um grande caçador, uma borachinha esticada e plaft ia decorando as paredes, mesas, o que fosse e até no ar, em pleno voo acertava. Meu carma deve estar bem avariado. To fazendo força e, dado o tanto tempo, assim como meu pai soldava furos de panelas, talvez eu tenha conseguido obturar alguns dos furos que criei. Mas o que mesmo eu estava comentando? Acho que era sobre peixe, peixe nada, eu aqui e o o Fluminense x LDU já vai começar. Me mando em duas braçadas, um beijo pra filhota e pra vocês também de lambuja.

    ResponderExcluir
  6. Menina, que vida essa, hein? Mas deves esar aprovetando horrores..tenho certeza, tu não és cagona, vais vir daí muito mais rica! tu és muito engraçada, adorei teu blog. Quando voltar vamos tomar essa polar que tu tanto gosta! =))

    ResponderExcluir
  7. que coragem!
    não teve nenhum problema depois?
    Bjs, guria! Está chegando o dia da volta, iupi!!!!

    ResponderExcluir
  8. Essa menina é corajosa mesmo!! Saudades.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Nada... O cocô tava bem lindinho como sempre no dia seguinte ;)

    ResponderExcluir
  10. Como este post tá deveras diversificado vou aprofundar. Acabei de inventar uma palavra FLAGARGARGALHADAS - as que o INTER ouvirá no Beira Rio, por delegar ao GRÊMIO a decisão do Campeonato que ele próprio não soube ganhar e ainda quer nos fazer acreditar que tem esperanças...

    ResponderExcluir