sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Princeton University

Fundada em 1746, Princeton é a quarta universidade mais antiga dos Estados Unidos. Pelos seus jardins circulam em torno de 10 mil pessoas por dia, entre alunos, professores e funcionários. Se a universidade é pequena em número de pessoas (a UFRGS, por exemplo, é quatro vezes maior), o campus impressiona (e muito!) tanto pelo tamanho quanto pela beleza. São aproximadamente 180 prédios, construídos entre 1756 e 2010, espalhados por 2 milhões de metros quadrados. É uma pernada :)




Logo que cheguei aqui, fiquei meio embasbacada. Tudo bem, eu nunca tinha visitado uma universidade fora do Brasil. Mas parece que mesmo quem está acostumado a fazer tours pelas universidades do mundo fica impressionado. No primeiro dia, quando ainda estava brigando com as palavras pra conseguir me expressar em inglês (não que agora esteja muuuito melhor, mas enfim...), lembro de ter dito para a dona da casa onde estou morando: "não sei se mesmo em português eu conseguiria encontrar uma palavra que expressasse com exatidão o meu sentimento". E é bom por aí.





Princeton é estonteante.

Agora já me acostumei um pouco, mas no primeiro e no segundo dias eu andava com aquele jeito de turista perdida, olhando para todos os lados, com medo de perder o melhor ângulo. Era meio que: "é tudo tão bonito, pra onde eu olho agora?".





Bom, mas vamos aos detalhes práticos: Princeton é uma universidade privada e nada barata. Segundo informações não-oficiais, os alunos de graduação pagam algo como 40 mil dólares por ano para estudar aqui. Na pós-graduação, ninguém paga nada: depois de admitidos (aí o furo é mais embaixo), os alunos recebem bolsa pra estudar. Deve ser mais do que os nossos R$1200 por mês, mas não tenho certeza... rsrs

Além de toda essa bufunfa que os graduandos deixam nos cofres princetoneanos, a universidade também recebe vultuosas doações de seus ex-alunos. Muita gente famosa já estudou por aqui, incluindo em torno de 50 ganhadores do Prêmio Nobel.
Conclusão óbvia: estou mais perto de ganhar o Nobel da Paz! :)))

Ah, by the way... Lembram do filme Uma Mente Brilhante, que narra a história do matemático John Nash? Pois é, tudo aquilo foi aqui. Outro carinha mais ou menos que princetoneou durante uns bons 20 anos de sua vida foi o tal do Albert Einstein. E, mais recentemente, a universidade teve a honra de receber uma tal de Airi Sacco. Rááá!

Espero que tenham gostado do primeiro tour. Logo, logo conto um pouco mais! ;)

* Este mapa é muito legal: mostra o campus inteiro e, quando tu clicas em um dos prédios, aparece a fotinho dele do lado.

7 comentários:

  1. Ainda bem que o Eistein te "compreende" afinal dentro da relatividade tudo se faz possível. Percorrer caminhos já percorridos sempre faz chegar até nós algo dos andarilhos pretéritos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei! E a invejinha bateu! No bom sentido, claro! ;) Parabéns, pequenina! :)

    ResponderExcluir
  3. Incrível!!!!!
    Quero ver mais fotos.
    Parabéns Palmeirinha! Muito orgulhoso dessa minha amiga.
    Beijão guria!

    ResponderExcluir
  4. Guriiiia, muito legal essa universidade!!! :D Linda e cheia de gente inteligente!!! :) Adorei o mapa, ela parece uma cidade! Mas tá me devendo a foto do Stadium, que não tinha no mapa e aposto que é huuuuge!! :)
    Muito legal mesmo!! Vai contando as histórias aí, que aposto que devem ser muito legais!!
    Beijãooo

    ResponderExcluir
  5. Diiiiiiver, Morena!! Depois que vc ganhar o Nobel, não esquece dos amigos! ;-)

    ResponderExcluir