sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Vil metal

Aqui nos Esteites o povo gosta muito de usar moedas e eu acho isso o máximo! Até mesmo os centavinhos são importantes. Fico indignada quando não me dão o troco certo no Brasil: o cara tem que te dar 0,07, mas dá só 0,05. Se não quer usar moeda de um centavo, então não coloca preço quebrado, oras. Mas bom... Aqui isso não acontece. As moedas de um centavo (penny é o nome delas) circulam um monte. É bem diver!

O que não é diver é que, bem, eu tenho, por assim dizer, uma certa dificuldade para identificar as moedas daqui. Tá, certa dificuldade é apelido. Na verdade eu demoro horas pra descobrir qual moeda é qual.

O que ocorre é que no Brasil, por exemplo, o valor da moeda está estampado bem grande e em algarismos arábicos. Aqui, o valor das moedas é escrito por extenso, em uma letra minúscula que os meus olhos míopes não enxergam direito. Além de tudo, é muito fácil confundir a de 0,05 (nickel) com a de 0,10 (dime).

Em uma das primeiras vezes em que precisei pagar algo com moedas, não fazia a menor ideia do que era um dime (é assim que está escrito na moeda, como vocês podem ver aqui ao lado), e fiquei séculos procurando os tais 0,10. Estava na farmácia e fiquei tão nervosa com a mulher me olhando com cara de "entãããoooo..." que, enquanto ela colocava a minha compra na sacola, larguei um "I doesn't need this" (algo como "eu não precisar disso") pra dizer que não precisava do saquinho. Que horror.

Fiquei meio traumatizada e, saindo de lá, resolvi tomar um café pra relaxar. Chegando na Starbucks decidi usar meus neurônios e ser um pouco mais esperta. Vi o preço do meu café no painel ($3,20) e, com muita perícia, deixei as moedas separadinhas na mão pra não atrasar a fila inteira. Chegando no caixa, o carinha me diz: $3,48. Sim, eu tinha esquecido do imposto. Foi meio que: "aaaaaahhhh!". Sorte que ele foi simpático e não ficou me atucanando. Até ajudou apontando: "tem um dime ali". Como eu tenho um baita sotaque, acho que todo mundo entende que não sou daqui, mas também pode ser que pensem "tadinha, é mongolona...". Não sei bem.

Mas estou melhorando: já consigo identificar facilmente a de 0,25 (quarter dollar) e aos poucos estou começando a me entender com o dime e com o nickel. Em alguns dias vou estar craque!

7 comentários:

  1. Pobrezinha da Bibi!!! Acho que é um dos piores perrengues que a gente passa, a fila fica parada, o caixa fica nos olhando com aquela cara de 'pode ser ou tá difícil?' e os que estão atrás naquela impaciência típica dos americanos. Oh God! que sistema nervoso...

    ResponderExcluir
  2. Coitada da Palmeirinha!
    Tive uma ideia: Separa as moedas em várias niqueleiras, assim vai ficar mais fácil. Em uma niqueleira tu colocas as Dime e na outra as Nickel... hahaha Boa ideia né Palmeirinha?!
    Beijão guria!

    ResponderExcluir
  3. Hahahahaha Sabe que eu também pensei nisso, Thiago?! Só não fiz ainda porque só tenho uma niqueleira improvisada aqui. Mas assim que conseguir um saquinho pequeno qualquer, farei! ;) Beijão!

    ResponderExcluir
  4. hehehe Muito boa!! Daqui a pouco tu aprende certo!! :)
    Eu odeio essas moedas micros! Na Alemanha também dão tooodas, mas na Finlândia eles arredondam 1 e 2 pra 0 e 3 e 4 pra 5. Eu gosto disso! :)
    Boa sorte aí Palmeira! E tira uma foto de ti estudando na biblioteca bonita aquela!! :)
    Saudades!! Beijão!!

    ResponderExcluir
  5. Pois é. Desatenção minha, tenho toda a série de moedas dos USA (penny, nickel, dime, quarter, dollar Kennedy, silver dollar...)poderias ter saído daqui já como expert. Fica pra volta. A lógica do arredondamento para a Finlândia, exposta por Jana, nós também a usamos em outros parâmetros 1,2,3, e 4 para 5; 6,7,8 e 9 para 10, sempre em prol do vendedor. Mas valeu toda a tua veemente reclamação pelos centavos, desde criança, pois tem agora o apoio de uma prática sempre vivenciada e lógica. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Hehehe! Essa coisa de pressão no caixa é um saco, né?
    Aqui tem o problema do super. Como não tem empacotador, tu tens que passar as coisas, mostrar o cartão de fidelidade, pagar e por as coisas na sacola! Tudo ao mesmo tempo! E com uma fila de gente te olhando com cara de "Que guria atrapalhada!". Confesso que ainda não entendi como os franceses fazem. Acho que eles compram uma coisa de cada vez ;-)

    ResponderExcluir
  7. E aí, já está craque? Vou deixar tudo contigo! ;) hehehehe

    ResponderExcluir