segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Yale University: Parte I

Yale é uma das universidades mais famosas e prestigiadas do mundo. Mesmo quando eu converso com norte-americanos e digo onde estou estudando, a reação normalmente é tipo: "bah!" (isso em gauchês, claro, em inglês seria algo como "wow"). Isso se deve a uma série de fatores, mas tanto a qualidade do ensino quanto da pesquisa aqui são inegáveis. Só nos últimos dias, por exemplo, dois professores da casa foram agraciados com o Prêmio Nobel (Medicina e Economia). Eu ri alto quando, ainda hoje, o presidente da universidade foi apresentar o ganhador do Nobel de Economia e brincou, dizendo algo como:

"Estou muito feliz porque, como vocês podem imaginar, não é todo dia que o presidente de Yale tem a honra de apresentar um ganhador do Prêmio Nobel... é toda segunda" (porque o anúncio do Nobel de Medicina foi na segunda passada).

Ao contrário do que se pode imaginar, Yale é uma universidade é relativamente pequena. Estudantes de graduação e pós-graduação não somam mais de 12 mil pessoas. Some-se a isso 4 mil professores e 9 mil funcionários e temos uma comunidade acadêmica composta por 25 mil integrantes. Apenas a título de comparação: a UFRGS tem 28 mil... alunos! E só na graduação.

Yale é uma instituição privada (e caríssima, por sinal), fundada em 1701 (sim, Porto Alegre ainda não tinha nascido). É a terceira universidade mais antiga dos Estados Unidos. A arquitetura por aqui lembra muito a de Harvard, Princeton e possivelmente a de outras universidades da Ivy League (vou falar mais sobre a Ivy League no futuro). São prédios lindos, mas há quem ache entediante porque "todos são iguais e se parecem com igrejas", nas palavras de uma conhecida minha. Eu não me incluo nessa categoria, que fique claro. Sempre fico passeando pelo campus meio abobada, admirando a paisagem.

Algumas fotos para cada um tirar suas próprias conclusões :)


Mas continuando...

Para fazer a graduação por aqui, a pessoa precisa ser muito boa e... ter muito dinheiro. Pra vocês terem uma ideia, quando eu passei pela imigração no aeroporto (quase sempre um momento tenso), o cara da segurança olhou meu formulário e disse, rindo: "Huun, Psicologia em Yale? Gente louca e rica". Acabou não sendo nada tenso :)

Mas chegando aqui eu entendi o que ele queria dizer, pelo menos na parte do "gente rica". Porque para ter no currículo um "graduado em Yale" é preciso desembolsar...

PREPARA!
...



...



... quase 65 mil doletas ANUAIS. Sim: 65 mil dólares POR ANO. 

Claro que é possível conseguir bolsa de estudos. Inclusive, parece que não são poucas as bolsas que eles concedem anualmente. Mas, né, imagino que a concorrência seja BEM grande. 

Façam aí as contas e vocês podem imaginar que a universidade tem muito dindim. Mas a universidade não vive apenas do dinheiro da galera da graduação. Outra fonte de renda MUITO importante são as vultuosas doações de generosos ex-alunos. Esses dias, recebi um e-mail anunciando que Yale tinha recebido a maior doação de sua história. E só o que eu tenho a dizer é: ainda bem que eu estava sentada quando li. 

Quer saber quanto foi? 

PREPARA DE NOVO!


...



...



Duzentos e cinquenta milhões de doletas.

Não, você não leu errado: 250 (dois, cinco, zero) MILHÕES de dólares.

É, amigo. Sabe aquela frase "não tá fácil pra ninguém", repetida exaustivamente por aí? 
Pois é... É mentira.


12 comentários: