quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Yale University: Parte II - O Presidente

A organização das universidades norte-americanas é um bocado diferente das brasileiras. Na verdade, é tão diferente que eu ainda não entendi muito bem, então não vou conseguir explicar direito... Por ora, só é importante que vocês saibam que aqui as universidades têm presidentes e que eles são a figura que ocupa a mais alta posição hierárquica da instituição.

Ah, Airi, então eles são que nem os nossos reitores?

Hmmm, não, não exatamente... Se bem que, por outro lado, sim.
Em termos hierárquicos, eles de certa maneira se equivalem, já que os dois são as figuras mais poderosas das suas instituições. Mas acho que, em termos de função, a figura do reitor também tem algo de parecido com o que aqui eles chamam de "provost", que é o cara que cuida de tudo que diz respeito à vida acadêmica da universidade. Ou talvez o provost seja como todos os nossos pró-reitores reunidos em uma pessoa só. Vai saber...

(Eu disse que não ia conseguir explicar. Alguém aí que entenda melhor o sistema, me ajude, por favor)

Tá, mas então o que o presidente faz?

Huun... A primeira resposta que me ocorre no momento é "apresenta os ganhadores do Prêmio Nobel", já que foi o que eu mais vi o presidente de Yale fazendo até agora (haha!). Mas acho que o mais correto seria dizer que, além de ser o rosto da universidade e responder por ela, ele também é o cara que corre atrás dos pilas (ou da bufunfa, em português). Se bem que eu posso ter entendido errado, claro.

Mas enfim, não importa. Tudo isso foi pra contar pra vocês que Yale tem, desde domingo, um novo presidente: Peter Salovey. Vocês podem estar pensando: "tá, e daí, grande coisa". E daí que é uma grande coisa, sim. Não que eu soubesse disso antes, mas aparentemente dei sorte de estar aqui nesse momento porque a última vez que houve uma troca de presidentes em Yale foi há 20 anos. Mais do que isso: nos 312 anos da universidade, esse é apenas o 23º presidente empossado.

O resultado é que, desde que eu cheguei, o povo aqui está MUITO empolgado. No início eu até cogitei que fosse pela minha presença, mas aparentemente não era ;) Todos estavam esperando ansiosos a posse do presidente, que aqui eles chamam de "inauguração".

Me permitam abrir colchetes aqui embaixo porque tenho uma historinha engraçada sobre o termo inauguração:

[Em janeiro, estavámos passeando em Washington, a Loira e eu, e nos deparamos com várias arquibancadas montadas, um pequeno palco, e muita, mas muita segurança. Super curiosa, estava doida para saber do que se tratava e prontamente fui perguntar a um policial. A Loira, neste momento, já estava a uns 50 metros de distância porque ela tem vergonha das minhas perguntas. Mas tudo bem. Fui super simpática, para o cara ver que eu não era uma ameaça em potencial, e perguntei: "o que que vai acontecer aqui?". O policial me olhou com cara meio desconfiada e respondeu um sonoro "hein?". Eu: "é, essas coisas todas aqui são pra que?". Ele sorriu, vendo que eu claramente não representava perigo, e disse: "pra inauguração". Eu, já pensando nos brindes que sempre dão em inaugurações de coisas: "Inauguração, é? Inauguração do quê?". Ele me olhou, cada vez mais curioso (deveria estar se perguntando de onde diabos essa criatura saiu), e respondeu: "hmmm, do presidente?". Eu: "do presidente?". Ele: "sim, do presidente". Eu: "ooohhh!, o presidente, presidente? Presidente mesmo, tipo, o Obama?". Ele, já rindo: "sim, esse mesmo". Eu, quase gritando de emoção: "Que máximo! E quando vai ser isso? (já pensando em assistir, claro...)". Ele, rindo mais ainda: "semana passada"]

Tá, fechei colchetes. Agora vocês já sabem que "inauguration" é "posse", não é inauguração de loja, e não vão passar vergonha na frente de ninguém.

Mas voltando.

Não sei se todas as posses de presidentes de universidade por aqui são tão descontraídas e divertidas como essa foi, mas desconfio seriamente de que isso tem muito a ver com a personalidade do presidente que assumiu. O Salovey está em Yale há mais de 30 anos. Ele fez doutorado aqui, é professor de Psicologia (yay!), foi Chefe de Departamento, Diretor da Graduação, Diretor da Pós-Graduação e também Provost. Ou seja, passou por todos os cargos possíveis e imagináveis, conhece praticamente todos os funcionários da universidade e é muito, mas muito querido por eles. E também pelos alunos.

Um psicólogo chamado Harry Harlow realizou um famoso experimento com macacos em meados dos anos 50. Ele colocou vários macaquinhos recém nascidos em uma jaula na qual havia duas mães artificiais: uma era feita de arame puro e a outra, embora também fosse feita de arame, era toda coberta por um tecido macio e aconchegante. O resultado foi que, não importava qual das duas oferecesse comida, os macaquinhos sempre preferiam a mãe feita de pano.

Tá, Airi, que legal, mas o que tem a ver essa informação descontextualizada aqui?

Pois bem. Nos corredores do Departamento de Psicologia, correm boatos de, que há alguns anos, todos os alunos chamavam a Famoseonérrimaíssima Profa. Sicrana, uma über bambambam que infelizmente já não dá mais aula aqui, como "mãe de arame". E adivinhem quem era a "mãe de pano"? Sim, o Salovey :)

Curiosidades à parte, a felicidade das pessoas tem sido contagiante nas últimas semanas e estou adorando poder testemunhar esse momento tão singular da história de Yale.

Para quem ainda tem alguma dúvida sobre o carisma do cara, coloquei aqui embaixo um vídeo dele convidando os alunos para o Baile da Posse. Acho que mesmo quem não entende inglês vai conseguir entender do que estou falando:




9 comentários:

  1. Muito bacana tudo isso Airi!!! Aproveite ao máximo!!! :D
    A história do Obama foi ótima... Morri rindo aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Que bom, Serginho! Adorei te ver por aqui ;)

      Excluir
  2. "No início eu até cogitei que fosse pela minha presença"... Ri muito agora! hahahahaha
    O vídeo é o melhor! Muito diver Palmeirinha! Adorei :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, vai dizer... Era uma hipótese bem realista, né?! ;D

      Excluir
  3. Hahahahaha Adorei a história da inauguração e o vídeo!! Eu também não sei bem qual é a do presidente... Mas acho que meu faro pra supervisores tá melhorando... :P

    ResponderExcluir
  4. BAh Biba, amei a postagem!! Fiquei rindo com uma cara de besta na frente do computador. E sim, eu teria feito a mesma pergunta fora de contexto para o policial : ) Tô tri aprendendo contigo!!! Curte essa fase e todas essas experiências!

    ResponderExcluir
  5. Esse cara deve ser uma figura. Muito tri o vídeo!!! :D
    Esses sujeitos de Yale não são pouca coisa, hein?! Acho que estás no lugar certo! ;)

    ResponderExcluir