domingo, 22 de setembro de 2013

New Haven (parte I): Uma cidade, várias realidades

Esta é a primeira de uma série de postagens sobre a cidade em que estou morando. Fundada em 1638, New Haven está na parte litorânea do estado de Connecticut e fica a duas horas de trem de Nova York (ao sul) e a duas horas e meia de Boston (ao norte).


Antes de vir para cá, eu imaginava encontrar uma situação parecida com a de Princeton, cidade que tem o mesmo nome da universidade que abriga e que praticamente se resume a ela. Mas New Haven não é assim tão pequena. Sim, ser a casa de Yale é o principal cartão de visitas de New Haven, mas a cidade não se limita ao campus. Cerca de 130 mil pessoas moram por aqui e apenas 11 mil delas são alunas da universidade. Esse número fica ainda mais impactante se considerarmos a zona metropolitana (a Grande New Haven), que concentra mais de 800 mil pessoas.

O que acaba acontecendo, então, é que existe uma divisão óbvia aqui na cidade: de um lado, tudo o que é ligado à universidade, do outro, todo o resto.

Ainda no Brasil, quando estava procurando lugar para morar, recebi conselhos de várias pessoas sobre os melhores locais para se viver por aqui. Me chamou atenção o fato de elas terem sido unânimes em dizer que há um linha muito bem delimitada (mesmo que imaginária) que separa os locais "seguros" dos "não tão seguros assim". Não tinha muita noção do que isso significava, mas por via das dúvidas resolvi seguir o conselho.

Chegando aqui, entendi.

Para simplificar, é como se existisse uma bolha ao redor da universidade.

É uma bolha relativamente grande, então é super possível viver apenas dentro dela. Mas toda bolha tem bordas, certo? Pois então... Ainda estou explorando tudo por aqui, mas até o momento identifiquei um local que é mais do que uma borda, é um ponto de intersecção interessantíssimo entre os dois universos de New Haven: o Green.

O Green, como o nome sugere, é verde. Rá!


Sabe aquela praça, que a gente diz que existe em todas as cidades pequenas do Brasil? Pois é, aqui também tem, só que eles chamam de "common". Em vez de ser redondo, como normalmente são as nossas praças centrais (na verdade acabei de me dar conta que não sei se a maioria delas é redonda, mas a de Pelotas é...rsrs), o Green é retangular. Ao redor dele a gente encontra uma igreja (óbvio), bancos, biblioteca, prédios da universidade, sociedades secretas e... o ponto de ônibus central da cidade.

E aí é que reside o segredo.

New Haven é uma cidade bem plana, pelo menos na zona central, então é tranquilíssimo andar de bicicleta e a pé. Além disso, para quem mora um pouco mais longe (ou só está com preguiça mesmo), a universidade oferece uma rede invejável de shuttles gratuitos (que são fantásticos, by the way, mas vou fazer um post só sobre eles mais adiante).

O que isso significa?

Significa que a maior parte da comunidade acadêmica não precisa utilizar os ônibus comuns. Normalmente, aqueles que optam por morar longe da universidade, e portanto fora da rede coberta pelos shuttles, têm carro. Logo... Os ônibus são do povão.

E o povão, nesse caso, tem um perfil que salta aos olhos de qualquer um que já tenha passado pelo Green. O povão é negro, o povão é pobre, o povão é gordo. Sim, o povão é gordo.

Quando eu visitei Princeton, fiquei totalmente sem entender de onde vinha aquela ideia de que os norte-americanos são gordos. Todas as pessoas que eu vi por lá eram atléticas e adoravam praticar exercícios físicos. Então acabei ficando com cara de...

"Ué, me enganaram?"

Mas, e sempre tem um mas, lembrem que a cidade de Princeton se resume à universidade, o que evidentemente quer dizer que lá não existem pobres.

O mesmo princípio se aplica à bolha de New Haven: dentro da bolha é muito difícil ver algum obeso. Não que seja impossível, claro que não, mas não é algo comum. Quando se chega no Green, no entanto, difícil é encontrar alguém magro. Em uma das minhas pernadas por lá, contei 3 obesos em cadeiras de rodas. Claro que não fui perguntar por que eles estavam em cadeiras de rodas, mas desconfio seriamente que a obesidade seja a causa, e não a consequência, da falta de mobilidade.

Mas então, pra encurtar um pouco a história, que esse post já está ficando grande, três pontos sempre me fazem ficar pensando quando vou a Green:
1) Como eu sempre acabo vivendo dentro de bolhas, independente de onde estou (é assim no Brasil, foi assim em Angola e está sendo assim aqui nos Estados Unidos).
2) A força da associação entre pobreza e cor da pele, que é tão inegável aqui quanto no Brasil, e que diz muito da (falta de) igualdade de oportunidades para brancos e negros nos dois países.
3) A existência da associação entre pobreza e obesidade, que (ainda) não me chama tanta atenção no Brasil, mas que é escancarada aqui. Se por um lado essa associação é fácil de explicar, por outro, a explicação não faz nenhum sentido na minha cabeça: em New Haven são necessários em torno de 10 dólares para pagar por um almoço bom e saudável, mas com 1 dólar é possível comprar dois sanduíches no McDonalds.

Daí complica, néam...

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

* A foto do green é de Michael Melford e foi retirada da Yale Alumni Magazine. A foto da bolha é de Sarai Fotography (assim, com f mesmo) e foi retirada deste flickr. O desenho do "ué, me enganaram?" é da animação Up, da Pixar.

32 comentários:

  1. Muito interessante, Palmeira! Se um dia eu for pra aí tenho duas alternativas: emagrecer pra ficar na bolha ou continuar com quilos extras e frequentar o Green constantemente. Hehe! Beijão cheio de saudades tuas ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Green recebe todo mundo, Grandão (eu, pelo menos, adoro passear lá). Porém, como tu vais continuar sendo branquinho, acho que vai ser difícil alguém não sacar que és um Bolhense ;) Hehehehe

      Excluir
  2. Pô, Morena, roubou meu post!! (Não sobre New Haven, hahaha, eu ia escrever sobre os magros americanos na bolha onde eu vivo).

    Se quer sair um pouco da bolha ao menos na literatura, recomendo esse livro aqui, que é muito bom para entender como parte das camadas mais pobres (sobre)vivem nos EUA: http://amzn.to/17YtsKp

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Palmerira, primeiro paabéns pelo post, bem interessante. Me champ Felipe Karam e acabei de chegar em Waterbury onde ficarei lecionando no NVCC durante o ano letivo. Com estou aqui a 3 semana anda não tive tempo de it em New Haven, onde as pessoas no college vivem a me dizer que tem basileiros. A verdade é que gostaria de saber se não for encomodo mais informações sobre como é cover em CT. Normalmente basileiros sempre tem boas divas, pelo memos era assim ma Inglaterra onde more por 9 amps. Bem, de qualquer forma agradeço pelas infos que encountering no sei post. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Palmerira, primeiro paabéns pelo post, bem interessante. Me champ Felipe Karam e acabei de chegar em Waterbury onde ficarei lecionando no NVCC durante o ano letivo. Com estou aqui a 3 semana anda não tive tempo de it em New Haven, onde as pessoas no college vivem a me dizer que tem basileiros. A verdade é que gostaria de saber se não for encomodo mais informações sobre como é cover em CT. Normalmente basileiros sempre tem boas divas, pelo memos era assim ma Inglaterra onde more por 9 amps. Bem, de qualquer forma agradeço pelas infos que encountering no sei post. Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Palmerira, primeiro paabéns pelo post, bem interessante. Me champ Felipe Karam e acabei de chegar em Waterbury onde ficarei lecionando no NVCC durante o ano letivo. Com estou aqui a 3 semana anda não tive tempo de it em New Haven, onde as pessoas no college vivem a me dizer que tem basileiros. A verdade é que gostaria de saber se não for encomodo mais informações sobre como é cover em CT. Normalmente basileiros sempre tem boas divas, pelo memos era assim ma Inglaterra onde more por 9 amps. Bem, de qualquer forma agradeço pelas infos que encountering no sei post. Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Oi boa tarde, estou interessada em morar nos Estados Unidos e New Haven me parece um bom lugar. Tem alguma dica de como fazer para morar em Nem Haven? Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Eu estava lendo sobre um programa do governo que paga estrangeiros para morar em New Haven, sabe como funciona?

    ResponderExcluir
  8. como faço para me candidatar a morar em new haven, me interesso muito pelo assunto, alguem poderia me ajudar ?

    ResponderExcluir
  9. Também gostaria de saber se nos brasileiros podemos participar deste programa RE:New Haven e como partipar?
    É uma boa cidade pra família? Segurança, Educação,transporte e Saúde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também estou interessada no programa! Podemos criar um grupo e nos ajudar, o que acham? meu email: isabelabtomaz@gmail.com

      Excluir
    2. tambem quero participar deste grupo, whatsapp 1169907309

      Excluir
  10. Olá bom dia também gostaria muito de saber como participar desse programa para morar em New heaven.

    ResponderExcluir
  11. Publicação data 21/02/2017 msn.com - New Heaven, EUA - Situada no Estado de Connecticut, a cidade oferece aproximadamente $ 9 mil para novos moradores, em tentativa de re-povoamento após uma epidemia de crack entra a década de 80 e 90. Saiba mais em http://renewhavenct.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá eu tenho interesse em sair do Brasil. E morar fora eu achei interessante essa proposta do governo de new haver. Como eu posso esta fazendo para realizar meu sonho? Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Olá também quero morar fora do país. Podem me dar algumas dicas. Queria saber mais saber obre esse programa do governo como faço pra ir e tal!
    E-mail: rodrigues.jessica75@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Também tengo interesse em ir.. vamos fazer um grupo pra saber mais?
    Email: vitoriagomest@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Quero saber como faço para morar lá e ganhar aquele valor ?

    ResponderExcluir
  16. Quero saber como faço para morar lá e ganhar aquele valor ?

    ResponderExcluir
  17. Quero saber como faço para morar la ?deixo aqui meu email:lennaalencar11@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Também tenho muito interesse
    Meu email vennerribeiro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. Gostaria também de morar fora do Brasil, nosso país não dá mais para viver. Muita corrupção, ladrões, falta de segurança e emprego. Se alguém souber como fazer para morar em New Haven, eu gostaria muito. Até podemos montar um grupo no Whatsapp para nos ajudarmos mutuamente e irmos pra lá de alguma forma.Meu contato é:claudia.pettezzoni@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Também tenho interesse em morar em New Haven.. se já tiver algum grupo no whats quero participar.
    Email: fefesantos85@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como faço para morar em nem Haven. Willianslaranjeiras@outlook.com

      Excluir
  21. Ola, quero morar fora do Brasil tbm so nao sei por onde começar, estou pesquisando cidades e lugares no google me deparei com a cidade de NEW HAVEN e gostei de tudo que vi até agora! Acontece que o problema é que não tenho nenhuma profissão sou apenas uma balconista. Mas tenho dinheiro de passagens e algo mais! Alguem pode me ajudar por favor? Como faço para dar o primeiro passo, tenho medo! Ainda mais agora com Ronald Trump presidente, mudou varias coisas no país, não é mesmo? Por favor se alguem puder me ajudar whatsapp +5534997960461. Desde ja agradeço muito!

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    estou pesquisando uma cidade para morar nos EUA. Sou aposentado e vou me mudar para lá. Alguém pode me informar como entrar neste programa de New Haven? Consigo autorização de residência? Como começar? napoleao015@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Olá, já tenho até visto de trabalho, estarei indo agora agora e fevereiro para os EUA, vou aproveitar e conhecer New Haven. Se puderem, podem me colocar no grupo do whats (11)97168-1982 Guilherme Lemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme, boa tarde, você foi a new haven pode fornecer alguma informação sobre o local, como segurança, custo de vida, universidade, etc. Obrigado.

      Excluir
  24. tenho muito interesse de me torna um cidadão americano gostaria muito de morar em new Haven alguma informação por favor me ajudem whats (98)984469069. Email:luanjq2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Eu também gostaria de saber um pouco mais sobre este programa de New Haven, tenho muita vontade de imigrar para lá! Se alguém souber um pouco mais como funciona, favor me informar, whatsapp: 064996683509 email: victorgengshubo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Olá pessoal! Existe algum grupo de WhatsApp ?
    Alguém poderia me add ?
    11)999027930

    ResponderExcluir
  27. Minha familia também esta com interesse de morar em new haven,por favor me manda mais explicaçoes sobre o processo.(62)98552_9743Enicia.

    ResponderExcluir