sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Globo Internacional

Quando estou em Porto Alegre, praticamente não assisto a nenhum canal aberto na televisão. Raramente sei qual é a programação da Globo, que só assisto no domingo de manhã (Esporte Espetacular!). Novela, então, faz muito tempo que não acompanho. Nada contra, simplesmente prefiro assistir outros programas. Nem entro naquela discussão sobre novela ser lixo televisivo porque seria muita hipocrisia: as coisas que eu gosto de ver na NET definitivamente não estão em um nível muito acima dos folhetins globais!

Aqui em Angola, no entanto, a situação mudou um pouco de figura. Tem gente que toma Guaraná pra se sentir mais perto de casa. Pois eu assisto Globo Internacional! Direto. Todos os dias. Acho que foi a forma que encontrei para me manter atualizada com o que acontece na minha terra. Nada racional, claro. Até porque a internet é muito mais efetiva no que diz respeito à informação propriamente dita. É uma coisa bem emocional mesmo. Tu chegas em casa, ligas a TV e assistes Globo. Estás no Brasil, certo? Errado, mas que mal tem em tentar dar uma enganadinha no cérebro? :D

Enquanto estávamos viajando pelas Províncias, eu assistia TODAS as novelas. Até, pasmem!, Malhação. Explico: nos hotéis eu sempre deixada a TV do quarto ligada para fazer barulho. Aí tu começas a ouvir que o fulaninho tá apaixonada pela beltraninha, mas que a sicrana malvada aprontou uma sacanagem para separar os dois, e começas a te envolver na história, mesmo que ela seja igual a todas as outras. Enfim. Voltei pra Luanda sabendo tudo que estava acontecendo no mundo noveleiro global.

Ah! Deixa eu explicar como funciona a programação daqui, que não é igual a do Brasil. A Globo Internacional mescla programas da Globo, do GNT, do Multishow e do Sportv. Também reprisam alguns programas antigos. Fica bem interessante até. As novelas são transmitidas com um dia de atraso. Ou seja, hoje eu assisto o capítulo que passou aí ontem. Os jornais passam no mesmo dia, mas com algumas horas de atraso, já descontado o fuso horário. O Bom dia Brasil, por exemplo, eu assisto na hora do almoço. Jornal Nacional eu nunca assisti porque é de madrugada. O Fantástico passa segunda de noite. As novelas, meu novo xodó, são condensadas em um bloco gigante. Ou seja, passa Malhação, Cama de Gato, Caras e Bocas e Viver a Vida. Uma depois da outra. Bem bom! :D

De vez em quando, tem algum programa ao vivo. No domingo de noite, por exemplo, é transmitido algum jogo do Brasileirão. E é evidente que eu assisto sempre, não importa quem jogue :)
No dia em que o Rio foi eleito sede das Olimpíadas, toda hora entravam flashes ao vivo na programação. E a retardada aqui, na TPM, chorou vendo o filmezinho de apresentação da cidade e ainda ficou toda ansiosa esperando o anúncio. Sério, as pessoas ficam estranhas quando estão longe de casa! Pra vocês terem ideia de como a coisa é patética, eu me esgoelo cantando a musiquinha dos 10 anos da Globo Internacional quando a propaganda passa na TV: "juntos numa só viagem, no canal dessa nação, espelho da nossa imagem, o que nos uuuune é a meeeesma emoçããão". Só falta dar uma sambadinha. Mas aí também já seria demais...


6 comentários:

  1. OH... MY... GOD!!!
    É isso que me espera no teu retorno?! ;P

    ResponderExcluir
  2. Te compreendo, é mais ou menos por isso que assino o Diário Popular...para saber notícias daqui antes das fofocas...para saber dos meus amigos crianças, dos meus professores, dos meus colegas, dos meus alunos... Hoje já não recebi o DPOPE, transferi-o para a Leila, não me fará muita falta, creio...

    ResponderExcluir
  3. Bah, mas e que horas que tu trabalha?? hehehehe
    Essa Globo Internacional parece bem melhor que a daqui... :D
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Mas q folga hein?! Vendo todas as novelas todas!! Bjus

    ResponderExcluir
  5. Desde que a tua sambadinha não seja a do Rubinho...

    ResponderExcluir
  6. Palmeiraaaaaa...
    Ô Palmeirinhaaaaa...
    :P

    obs.: isso que dá não ter orkut pra deixar recados toscos... hehehe

    ResponderExcluir