segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Cunene

Hoje comecei minhas angolandanças pelo interior do país.

Fomos às 5h da manhã para o aeroporto. Não deu para tirar fotos porque o local é repleto de policiais, mas vocês precisavam ter visto como era o mural com a informação sobre os vôos (aquele que comunica partidas, atrasos, previsão de horários...)! Um quadro branco, de mais ou menos 1 metro quadrado, com os avisos de embarque escritos à mão, em caneta preta (e letra feia, ainda por cima). Quase me mijei rindo.

Bom, chegando lá fomos informadas de que o vôo para o qual tínhamos comprado as passagens estava lotado. O pânico foi geral porque nosso cronograma de campo está ultra-hiper-mega-super apertado. A coordenadora do projeto ficou correndo de um lado para o outro buscando informações, enquanto a branquinha aqui era alvo de olhares brabos e desconfiados da turba que também havia ficado de fora do vôo e que gritava, ensandecida, com as passagens na mão. Detalhe: enquanto a coordenadora corria dizendo para deus e o mundo que precisávamos embarcar, eu e a outra pesquisadora arrastávamos cinco malas pelo aeroporto lotado, pedindo licença para os outros passageiros em potencial. Passageiros esses que, diga-se de passagem, já estavam ficando furiosos ao nos verem tentando embarcar no mesmo vôo em que eles não haviam conseguido vaga.

Mas enfim... Não sei como aconteceu, mas nos minutos seguintes estávamos as três sentadinhas no ônibus que levava até o avião. Enquanto isso, três angolanas que também conseguiram embarcar no ônibus, gritavam para quem quisesse ouvir que tem gente que não respeita fila e que é um absurdo privilegiarem algumas pessoas em detrimento de outras. Sim, ela estava falando da gente. E, sim, ela tinha razão... Ficamos olhando para o teto, fingindo que não entendíamos o idioma :P

O vôo foi super tranquilo e durou cerca de 70 minutos. A Província do Cunene fica na fronteira com a Namíbia. Ondjiva, a capital da Província, é uma cidade muito simpática. O trânsito é maravilhoso e o maior problema é mesmo a poeira. É iacreditável a quantidade de poeira que tem por aqui. No mais, por algum problema logístico não conseguimos vaga no hotel em que planejamos ficar, então viemos para outro, que fica logo ao lado do primeiro. Ambos são muito agradáveis. Estou sozinha em um quarto grande, com duas camas de solteiro, um banheiro (que tem água!), ar condicionado (graças a deus!), televisão, escrivaninha e frigobar. O calor na cidade é infernal. Uma piscininha cairia muito bem por aqui... Na verdade o hotel até tem uma, mas, pelo estado em que ela se encontra, deve estar há alguns anos em manutenção. A parte legal é que os pavões andam soltos pelo terreno do hotel. Também tem uma gaiola com dois macacos (que têm as "bolas" azuis...muito estranho) e outra com vários patos narigudos. Me identifiquei! Hahahahaha

Quinta-feira é feriado nacional em Angola: Dia do Herói Nacional. Talvez aproveitemos a folga para conhecer a Namíbia. Seria legal! Mas essa ainda é apenas uma possibilidade. Assim que souber quais são os planos concretos, aviso vocês! ;)

7 comentários:

  1. Eu quero fotos dos bichos, das plantas e da paisagem!!! Eu sou bióloga, preciso saber como é por aí!!!! :D Trate de me fornecer as informações necessárias, senão vou ter que ir aí ver com os meus próprios olhos!!! ;)
    Smack,
    Loira

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que vestiste uma carapuça que te serviu muito bem, pois és, por natureza, avessa a passar outrem para trás. Quanto maior a desorganização mais perto se está do caos. Pelo jeito há um vasto campo de trabalho pela frente e tenho convicção que mudanças de atitude são lentas e de quo melhor lugar para começar é na escola, pena que os professores não tenham muito de si para ensinar pois ainda lhes resta muito por aprender. Nada disto deve ser motivo de desânimo. Depois voltarei um comentário sobre o caso das crianças, pois tenho uns palpites que penso aproveitáveis. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que diver!!! Muitas emoções por aí!!! Vai voltar com uma baita de uma bagagem!!! Tô adorando acompanhar as news por aqui!!! Até parece que estou aí contigo... hehehehehe.
    Um beijão da Mocre que tá cheia de saudade!!!

    ResponderExcluir
  4. Diver, Angolandanças pra valer!!! Vai nos atualizando!!!
    E não esquece das fotos dos fitos pra Loira! hehehe
    Saudades!
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Turbe = Turba. Insandecida = Ensandecida. Paçagem = Passagem (hahahaha te peguei)!!!

    ResponderExcluir
  6. Haaaa! Sobre "Ainda bem que vestiste uma carapuça que te serviu muito bem, pois és, por natureza, avessa a passar outrem para trás", realmente tem pai que é cego!!!!

    (ainda bem que alguem aki ainda tem tempo para tirar o teu tempo!!!!)

    ResponderExcluir
  7. Gostei das fotos! E estou adorando as descrições! :)

    ResponderExcluir