quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Mate amargo

Estou tentando disseminar a cultura do mate amargo aqui por esses pagos longínquos. Sou quase uma atração turística, todo mundo que me vê com a cuia na mão pára pra conversar sobre o assunto. Um dia desses uma das funcionárias angolanas aqui da empresa veio me explicar que eu precisava esperar a luzinha do aquecedor apagar para garantir que a água havia fervido. Foi engraçado tentar fazê-la entender que o segredo era justamente desligar o aquecedor um pouco antes do ponto de fervura.

Mas voltando ao mate... Poucos têm coragem de experimentar, mas aos poucos vou angariando novos adeptos. A Cléa, minha colega pedagoga, de vez em quando me acompanha. Eu acho ótimo! O problema é quando ela está lá sorvendo o amargo e resolve brincar com a bomba (o que ocorre sempre). Sério, a pessoa acha que aquilo é um canudinho. Não sei quem é pior, ela ou a Ieva, minha amiga portuga. Pelo menos a Cléa só mexe na bomba: a Ieva tem mania de ficar brincando com a dita cuja como se fosse uma colher! Hehehehe

Bom, para evitar problemas como esse, procurei os dez mandamentos do chimarrão na internet. Acho que vou fazer um manualzinho para distribuir aos interessados e, dessa forma, evitar peleias desnecessárias! :)

1- NÃO PEÇAS AÇÚCAR NO MATE

O gaúcho aprende desde piazito o porquê o chimarrão se chama também mate amargo ou, mais intimamente, amargo apenas. Mas se tu és de outros pagos, mesmo sabendo, poderá achar que é amargo demais e cometer o maior sacrilégio que alguém pode imaginar nesse pedaço do Brasil: pedir açúcar. Pode-se por água, ervas exóticas, cana, frutas, cocaína, feldspato, dollar, etc... mas jamais açúcar. O gaúcho pode ter todos os defeitos do mundo, mas não merece ouvir um pedido desses. Portanto, tchê, se o chimarrão te parece amargo demais, não hesites, pede uma coca-cola com canudinho. Tu vais te sentir bem melhor.

2- NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO É ANTI-HIGIÊNICO

Tu podes achar que é anti-higiênico por a boca onde todo mundo põe. Claro que é. Só que tu não tens o direito de proferir tamanha blasfêmia em se tratando de chimarrão. Repito: pede uma coca-cola de canudinho. O canudo é puro como a água de sanga (pode haver coliformes fecais e estafilococos dentro da garrafa, não nele).

3- NÃO DIGAS QUE O MATE ESTÁ QUENTE DEMAIS

Se todos estão chimarreando sem reclamar da temperatura da água, é porque ela é perfeitamente suportável por pessoas normais. Se tu não és uma pessoa normal, assume tuas frescuras (caso desejes te curar, recomendamos uma visita ao analista de Bagé). Se, porém, te julgas perfeitamente igual aos demais, faze o seguinte: vai para o Paraguai. Tu vai adorar o chimarrão de lá.

4- NÃO DEIXES UM MATE PELA METADE

Apesar da grande semelhança que existe entre o chimarrão e o cachimbo da paz, há diferenças fundamentais. Como o cachimbo da paz, cada um dá uma tragada e passa-o adiante, já o chimarrão não. Tu deves tomar toda a água servida até ouvir o ronco da cuia vazia. A propósito, leia logo o mandamento abaixo.

5- NÃO TE ENVERGONHES DO "RONCO" NO FIM DO MATE

Se, ao acabar o mate, sem querer fizer a bomba "roncar", não te envergonhes. Está tudo bem, ninguém vai te julgar mal-educado. Esse negócio de chupar sem fazer barulho vale para a coca-cola com canudinho que tu podes até tomar com o dedinho levantado (fazendo pose de assumida).

6- NÃO MEXAS NA BOMBA

A bomba de chimarrão pode muito bem entupir, seja por culpa dela mesma, da erva ou de quem preparou o mate. Se isso acontecer, tens todo o direito de reclamar. Mas por favor, não mexas na bomba. Fale com quem te passou o mate ou com quem lhe passou a cuia. Mas não mexas na bomba, não mexas na bomba e, sobretudo, não mexas na bomba.

7- NÃO ALTERE A ORDEM EM QUE O MATE É SERVIDO

Roda de chimarrão funciona como cavalo de leiteiro. A cuia passa de mão em mão, sempre na mesma ordem. Para entrar na roda, qualquer hora serve, mas depois de entrar, espera sempre a tua vez e não queiras favorecer ninguém, mesmo que seja a mais prendada prenda do estado.

8- NÃO CONDENES O DONO DA CASA POR TOMAR O PRIMEIRO MATE

Se tu julgas o dono da casa um grosso por preparar o chimarrão e tomar ele próprio o primeiro mate, saibas que o grosso és tu. O pior mate é o primeiro, e quem toma está te prestando um favor.

9- NÃO DURMAS COM A CUIA NA MÃO

Tomar mate solito é um excelente meio de meditar sobre as coisas da vida. Tu mateias sem pressa, matutando... E às vezes te surpreendes até imaginando que a cuia não é cuia, mas o quente seio moreno daquela chinoca faceira que apareceu no baile do Gaudêncio... Agora, tomar chimarrão numa roda é muito diferente. Aí o fundamental não é meditar, mas sim integrar-se à roda. Numa roda de chimarrão, tu falas, discutes, ris, xingas, enfim, tu participas de uma comunidade em confraternização. Só que essa tua participação não pode ser levada ao extremo de te fazer esquecer a cuia que está na tua mão. Fala quanto quizeres mas não esqueças de tomar o teu mate que a moçada tá esperando.

10- NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO DÁ CÂNCER NA GARGANTA

Pode até dar. Mas não vai ser tu, que pela primeira vez pega na cuia, que irás dizer, com ar de entendido, que o cancerígeno. Se aceitaste o mate que te ofereceram, toma e esqueces o câncer. Se não der para esquecer, faz o seguinte: pede uma coca-cola com canudinho que ela etc... etc...

PÉRCIO DE MORAES

8 comentários:

  1. Essa coisa de cultura é interessante mesmo. E eu imagino o blog dos teus amigos daí... "Tem uma guria maluca que não entende que a água ferve só quando a luzinha apaga", "A guria toma umas ervas equisitas... Deve ser meio drogada..." ou "uma das gurias que mora comigo tem umas manias meio loucas... Ela não deixa mexerem no canudinho do tal do chimarrão e ainda fica braba se me esqueço que ela não gosta! Deve ter TOC..."
    hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Huahuahauhauahuahuahauha Muito bom, Banana! É isso mesmo! Hehehehehe

    ResponderExcluir
  3. Huauhauahuahauahuahauahua
    Ótima essa, Banana!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Jana, essa tua lavou a égua! Beijos, minha filha.

    ResponderExcluir
  5. Boa, Banana!!! É isso aí!!! :) hehehehehhe

    ResponderExcluir
  6. Mas quem tem TOC sou eu!!! Não consigo ver o "canudinho" no canto da meia-lua que ela faz... quero colocar no meio!! rsrsrs... Dá um desespero, mas tenho procurado me conter! rsrs...

    ResponderExcluir
  7. Cléa, foi bom saber que há mais alguém que encara a tal da bomba (é como eles chamam!) como irresistível para mexer. obrigada pela solideriedade!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Enquanto espero no aguardo dá não confirmação do voo de regresso que sendo não significa sim (?), dei uma bispada em spots de antes e, então,me apeteceu dar um toque a mais nessa bomba... O pior é quando te passam o dito, tu vais lampeira chupa graciosamente, levemente, suavemente, disfarçadamente, desesperadamente ao ponto de sugar a própria bochecha e nada da aguinha baixar de nível. Dá vontade de mexer direto na bomba, mas isso é proibido, ainda assim a gente tenta um jeitinho de, com a bomba bem presa nos lábios, mover a cabeça e a bomba nem assim te dá uma ajuda. Se desistires e passares adiante ainda vão te dizer "tens de tomar todo até a cuia roncar". Resultado aborta todo esse drama: na primeira sugada em seco reclama alto e bom som "chimarrão entupido não, tu que és entendida dá um jeito..." Tchau e sem TOC.

    ResponderExcluir