quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Fotos

Aqui em Angola é muito difícil de tirar fotos. Em Luanda os policiais são capazes de recolher a máquina fotográfica de alguém e só devolver perante o pagamento de uma boa gasosa (não, não é um tipo de refri, é propina mesmo). Além disso, as pessoas frequentemente se recusam a ser fotografadas e é uma falta de consideração muito grande fotografá-las sem pedir permissão.

Já ouvi várias versões para explicar essa função toda, mas as mais convincentes foram:
(a) Durante a guerra as fotos eram proibidas para que não pudessem revelar algum segredo da cidade ao inimigo. Como ainda temos muitos resquícios da guerra por aqui, faz sentido que os policiais mantenham a truculência quando percebem que alguém está tentando fotografar o território.
(b) Muitas pessoas acreditam que, se forem fotografadas, perdem a alma. Acho que isso ocorre principalmente nas províncias do interior, mas também já me disseram que, após alguma resistência inicial, o pessoal acaba se deixando fotografar e adora se ver no visor da máquina. Quem não gostaria de dar uma olhada na sua alma, afinal de contas? :)

Bom, isso explica a falta de fotos (que não sejam do banheiro, meu habitat natural). Mas não fiquem tristes, eu não me dei por vencida... Domingo fomos na casa de um cara aqui da empresa comer feijoada (que, por sinal, estava ótima!). No caminho para lá, tirei várias fotos de dentro do carro. Quer dizer, as fotos não eram do carro, eu é que estava dentro dele... :D
O que vocês verão nas imagens é o bairro Benfica, que fica aqui em Luanda. As fotos foram todas tiradas com o vidro do carro fechado porque quase me bateram quando abri a janela (tinha um policial perto...turista sem noção! :P), então às vezes vocês verão um ou outro reflexo na foto, mas nada que atrapalhe muito.

Fiquei em uma dúvida cruel sobre onde postar as fotos, mas acabei decidindo colocá-las no Picasa, que me pareceu ser mais prático do que o Flickr. Como o Picasa, assim como o blog, é do Google, talvez vocês não precisem fazer um novo cadastro para deixar comentários. Mas não sei bem como isso funciona, então se tiverem dúvidas falem com a Loira, que é a assessora oficial dos comentários :) O link das fotos é:

http://picasaweb.google.com.br/amsacco/AngolandancasACaminhoDeBenfica?feat=directlink

Aqui abaixo vai a minha foto preferida dessas que tirei no domingo. Em Luanda é muito comum o povo vender coisas na beira da estrada. Tem de tudo: água, guarda-sol, roupas, bicicletas... Mas tive que recolher o queixo do chão quando vi a cena: as mulheres estavam vendendo peixe na beira da estrada, sem qualquer tipo de refrigeração, no meio de uma poeirama danada e em cima de latas enferrujadas. Creepy! Modéstia à parte, a foto ficou tri! ;)

5 comentários:

  1. Querida filha. Vi as fotos. Gostei, principalmente porque te deste conta de tudo que estava a tua volta. Cabe uma ponderação: Muitas, mas muitas dessas fotos, saão tipicamente da paisagem brasileira, se fazem presente no Norte, no Nordeste, no Sul e até mesmo em nossa Pelotas, já estiveram pois, por vezes tantas, bem perto de ti, mas na época não tinhas olhos de ver. Quando voltares elas saltarão gritantes, familiares,aos teus sentidos. É assim que a gente cresce. Beijos. José

    ResponderExcluir
  2. eba, fotos!!! vou lá ver!!!:D
    beijoss

    ResponderExcluir
  3. Gostei das fotos! Mas agora eu quero umas tuas também! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu ADORO esse Tio Sacco!! É isso aí Bibonilda! Força na peruca!! És nosso orgulho!!

    ResponderExcluir
  5. agora sim a gente consegue ter uma noção de como são as coisas!! Adorei as fotos! Algumas mais outras menos... Essa dos peixes realmente é a melhor!!! Valeu todo o esforço!!!!

    ResponderExcluir